segunda-feira, 6 de maio de 2013
adjetivo determinante sintagma suboracional superoracional visão estática visão dinâmca
O ADJETIVO
O adjetivo como determinante do sintagma SUBORACIONAL e SUPERORCAIONAL
Em resposta à consulta de Elizabeth
Prezada Elizabeth,
Sinceramente agradecido pela sua participação.
Muito importante a sua pergunta. Revela consciência plena da questão levantada: o comportamento do adjetivo tanto no sintagma suboracional quanto no superoracional, uma vez que, no poema de Jorge de Lima, constante do blog, ele foi examinado apenas pelo ângulo suboracional.
Como se sabe, o adjetivo exerce suas funções sintáticas tanto projetando uma visão estática como uma visão dinâmica do universo, assim como o substantivo e o advérbio,
No primeiro caso, visão estática, ele é um determinante do sintagma suboracional; no segundo, visão dinâmica, ele é um determinante do sintagma superoracional.
Vejamos, valendo-nos de exemplos, que, segundo Sêneca, é o caminho breve e eficaz da sabedoria.
Tomemos a frase, ou a oração “o homem trabalhador vence”. Trabalhador, como parte da oração, adjunto adnominal, é um determinante do sintagma suboracional. Como todo determinante, é subordinado ao seu determinado. Agora tomemos a frase, ou a oração geral: O homem que trabalha vence.
A opção agora foi pela visão dinâmica (homem que trabalha, não o homem trabalhador).
Que trabalha continua exercendo a função de adjunto adnominal, mas agora representado por uma oração determinante do mesmo substantivo. Esse determinante oracional, que trabalha, é um determinante do sintagma superoracional. Como determinante, é subordinado ao seu determinado. Por isso esse adjunto adnominal será conhecido como oração subordinada adjetiva. Oração, porque é uma expressão de sujeito e predicado; subordinada porque é determinante; adjetiva porque determina um substantivo. Não há, pois, necessidade de dizer, como faz a Gramática: oração subordinada adjetiva. Basta dizer: “adjunto adnominal oracional”
Isso vai acontecer também com o substantivo e com o advérbio das chamadas e nunca explicadas orações subordinadas substantivas e adverbiais.
Não sei se me fiz claro. Havendo dúvida, estou à disposição. Dentro dos meus limites, naturalmente.
Postado por Pedro Junqueira Bernardes no blog Pedro Junqueira Bernardes em 2 de março de 2013 22:55
________________________________________